Como Calcular a Quantidade e o Tipo Ideal de Banheiros para uma Festa ou Evento

A organização de festas e eventos deve ser feita sempre de maneira muito criteriosa, uma vez que “acertar nos detalhes” é fundamental para torna a produção ainda mais agradável e inesquecível. Calcular a quantidade certa de banheiros é um destes detalhes fundamentais. Mas atenção, não adianta só acertar a quantidade ideal de banheiros, é preciso também entender e acertar o tipo!
Banheiros químicos são o pesadelo de qualquer frequentador de evento, e uma festa com banheiros ruins é uma festa que dura menos, fica menos animada, etc. Convidados tendem a beber menos e até deixar de beber e consumir se não se sentem confortáveis com os banheiros. Especialmente as mulheres. Por isso vale a pena estudar mais sobre o tema, conhecer melhor os novos banheiros para eventos, pra não correr riscos nem por tudo a perder.
Banheiros insuficientes podem gerar uma sequencia de problemas, a começar pelas filas. Quando ha filas fica mais difícil a manutenção, e sem manutenção os banheiros ficam sujos rapidamente. Limpeza e manutenção fazem toda a diferença e sem elas nem o mais luxuoso dos banheiros é agradável. Uma quantidade insuficiente de portas geralmente significa também mau cheiro, e um risco maior de entupimentos e transbordamentos. É preciso ficar atento pois diversos fatores precisam ser considerados, e o tipo de banheiro também influencia na conta.
Falando um pouco de tipos de banheiros para eventos, cada vez esta claro que banheiro quimico de plástico mas não combina com evento bacana. Mesmo disfarçando os modelos com nomes tipo “Banheiro Químicos Luxo” e “Banheiro Quimico Super Luxo”, estes modelos de plástico pouco se diferem um do outro, sendo que todos foram projetados para obras e eventos de massa. No Brasil já existe um segmento de “banheiros de luxo para eventos”, no qual a BanheiroVip foi a principal precursora, onde surgem hoje cada vez mais opções. Na escolha de equipamentos é necessário atenção ao funcionamento e capacidade de usos de cada modelo, não só com preço e aparencia, pois isso tem impacto direto na instalação e duração de uso durante o evento. Banheiros com pia e descarga são ideais para eventos, mas ter agua limpa nas pias e descarga em geral significa ter uma menor capacidade de usos.
Alguns banheiros modulares tem vasos sanitários de muito baixo consumo, ecologicamente corretos, que quando combinados com reservatórios grandes podem funcionar por longos períodos sem transbordar. Alguns tem a capacidade de serem ligados a rede de esgoto local, se houver, e assim funcionar continuamente sem limites de uso. Outros equipamentos, como banheiros sobre trailers, costumam ter pouco espaço para tanques de água e detrito, oferecendo capacidade sempre inferior e mais sujeita a transbordamentos.
Dimensionando a quantidade em função do conforto, é comum se dizer que para cada 50 pessoas é necessário 1 banheiro. Porém é preciso lembrar que fatores como o tempo de duração do evento, o tipo de evento, a disponibilidade de bebida, a rotatividade e dinâmica do público afetam o calculo de quantidade ideal de banheiros por pessoa.
Eventos rápidos, ou onde ha grande circulação e baixo tempo permanência geralmente fogem a norma, bastando 1 porta para cada 100 pessoas já que poucos chegam a usar o banheiro do local. Em outros casos, como palestras, shows e apresentações com intervalos, a dinâmica é diferente, pois acontecem picos de uso nas pausas, e para não haver fila a conta passa a ser de 1 banheiro para cada 25 pessoas.
Vale lembrar que mulheres precisam de banheiro com mais frequência, e que também permanecem no banheiro por mais tempo que os homens. São elas também as que mais sofrem com a qualidade ruim dos sanitários, sendo importante disponibilizar para elas não só uma maior quantidade mas também os modelos mais luxuosos e confortáveis.
Sem abrir mão da privacidade e conforto, existem para os homens cabines e módulos vip com mictórios triplos que poupam espaço e diminuem as filas. Em geral homens demoram menos no banheiro mas, dependendo do tipo de evento, banheiros masculinos podem ser necessários em maior quantidade, especialmente quando ha open bar e se consome muita bebida.
Empresas com bagagem e experiência conhecem bem as variantes e podem fornecer grande ajuda na hora de escolher o tipo e quantidade ideal de banheiros para seu evento. A BanheiroVip, por exemplo, tem 10 anos de expertise para auxiliar e sugerir alternativas para quem não esta 100% acostumado com banheiros de luxo para eventos.
Com os diversos modelos de banheiros vip projetados e fabricados pela própria empresa, é fácil solucionar de pequenos a grandes eventos, sendo possivel colocar banheiros no piso ou sobre reboques, em locais com ou sem agua e infraestrutura, com grande facilidade. São duas categorias de conforto, a Premium (intermediaria) e a Vip (top de linha) que conta com 4 tipos de cabines (individuais, duplas, mictório e PNE). Os módulos e cabines são mais privativos e práticos que container e trailers, pois cada um tem seu ambiente individualizado. Os banheiros economizam espaço e podem ser dispostos em posições e lugares onde trailers e containers não atendem.
BanheirosVip são também especiais por conta de sua capacidade de uso e versatilidade. Os módulos contam com tanques internos de grande capacidade e são preparados para poder também funcionar interligados ou ligados a rede de esgoto. E a empresa fornece tambem o serviço de bombeamento automatizado, que pode transferir os efluentes para tanques adicionais ou pontos distantes de desague.
Para eventos com pouca verba e casos onde todo o luxo dos VIP’s não é necessário, a empresa oferece os Banheiros Químicos Premium, que tem um custo operacional inferior aos VIP, com conforto e custo vs. benefício muito superior a Banheiros Quimicos Luxo e Super Luxo.
Nos eventos rápidos ou que necessitam deslocamentos os banheiros móveis da BanheiroVip são imbatíveis. Utilizando os mesmos módulos Premium e VIPs de alta capacidade montados em trailers, a empresa consegue combinar conforto e insuperável capacidade de usos, sem custos de instalação e máxima mobilidade e praticidade.
Esperamos que estas dicas preciosas ajudem você que precisa calcular e decidir a quantidade e tipo ideal de banheiro para seus convidados! Se gostou compartilhe o link de nosso site e blog para que seus amigos possam conhecer as novidades e informações técnicas da BanheiroVip.AQUI

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *